Contato do Limitador

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ABNT NBR 15597 Subseção 5.9.4

Sobre velocidade do carro em movimento ascendente e movimento descontrolado do carro com as portas abertas
Os elevadores elétricos devem estar de acordo com os seguintes requisitos:

a) Os elevadores de tração com contrapeso devem possuir meios de proteção contra o excesso de velocidade que devem agir no carro, no contrapeso, no sistema de cabos (de suspensão ou compensação) ou na polia motriz (por exemplo, diretamente na polia ou no mesmo eixo na vizinhança da polia) e os meios não devem admitir um retardamento do carro com a cabina vazia, excedendo 1gn durante a fase de parada;
b) As máquinas devem ser instaladas com freio de ação dupla conforme definido em 5.12.1;

ABNT NBR 15597 5.12.1
c) Elevadores com máquinas onde o risco de falha entre o freio e a polia de tração e significativo devem ter, por exemplo, um meio de proteção contra o movimento descontrolado do carro para cima ou para baixo com as portas abertas ou a máquina de tração deve ser substituída por uma máquina do tipo conforme a Secção 12 da ABNT NBR NM 207:1999.

ABNT NBR NM 207:1999 Secção 12

NOTA 1 Convém que os requisitos de avaliação de a) até c) acima sejam conduzidos caso a caso, levando-se consideração fatores específicos, por exemplo, eixo da polia de tração com três apoios, projeto do freio, velocidade nominal de percurso, carga máxima de desequilíbrio, percurso, folgas existentes na última altura, altura do carro, razão de engrenamento, projeto de rosca sem fim e dentes da coroa, fixação da coroa, idade da máquina, freqüência de uso etc.
NOTA 2 A lista a seguir dá orientação sobre os meios de proteção contra o movimento descontrolado do carro:

a) Detectar movimentos descontrolados para fora de um pavimento, com portas de pavimento destravadas e portas da cabina não fechadas;

b) Ser ativados, o mais tardar, quando o carro deixa a zona de destravamento;
c) Atuar no sistema de cabos do carro ou do contrapeso ou na polia de tração;
d) Parar o carro a uma distancia no máximo 0,90 m do pavimento;
e) Parar o carro com um retardamento máximo de 1gn;
f) Requerer a intervenção de uma pessoa competente para a liberação do meio de proteção.

Embora não conste na ABNT NBR NM 207:1999, recomenda-se uma análise de risco para estabelecer a necessidade da instalação deste dispositivoABNT NBR 15597 Subseção 5.9.4

Sobre velocidade do carro em movimento ascendente e movimento descontrolado do carro com as portas abertas
Os elevadores elétricos devem estar de acordo com os seguintes requisitos:

a) Os elevadores de tração com contrapeso devem possuir meios de proteção contra o excesso de velocidade que devem agir no carro, no contrapeso, no sistema de cabos (de suspensão ou compensação) ou na polia motriz (por exemplo, diretamente na polia ou no mesmo eixo na vizinhança da polia) e os meios não devem admitir um retardamento do carro com a cabina vazia, excedendo 1gn durante a fase de parada;
b) As máquinas devem ser instaladas com freio de ação dupla conforme definido em 5.12.1;

ABNT NBR 15597 5.12.1
c) Elevadores com máquinas onde o risco de falha entre o freio e a polia de tração e significativo devem ter, por exemplo, um meio de proteção contra o movimento descontrolado do carro para cima ou para baixo com as portas abertas ou a máquina de tração deve ser substituída por uma máquina do tipo conforme a Secção 12 da ABNT NBR NM 207:1999.

ABNT NBR NM 207:1999 Secção 12

NOTA 1 Convém que os requisitos de avaliação de a) até c) acima sejam conduzidos caso a caso, levando-se consideração fatores específicos, por exemplo, eixo da polia de tração com três apoios, projeto do freio, velocidade nominal de percurso, carga máxima de desequilíbrio, percurso, folgas existentes na última altura, altura do carro, razão de engrenamento, projeto de rosca sem fim e dentes da coroa, fixação da coroa, idade da máquina, freqüência de uso etc.
NOTA 2 A lista a seguir dá orientação sobre os meios de proteção contra o movimento descontrolado do carro:

a) Detectar movimentos descontrolados para fora de um pavimento, com portas de pavimento destravadas e portas da cabina não fechadas;

b) Ser ativados, o mais tardar, quando o carro deixa a zona de destravamento;
c) Atuar no sistema de cabos do carro ou do contrapeso ou na polia de tração;
d) Parar o carro a uma distancia no máximo 0,90 m do pavimento;
e) Parar o carro com um retardamento máximo de 1gn;
f) Requerer a intervenção de uma pessoa competente para a liberação do meio de proteção.

Embora não conste na ABNT NBR NM 207:1999, recomenda-se uma análise de risco para estabelecer a necessidade da instalação deste dispositivo
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